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terça-feira, 5 de outubro de 2010

Evasão & Engenharia


23% dos aprovados na UnB desistem nos primeiros anos
  Publicado em 20/09/2010
  
3.483 alunos que se matricularam em 2008 e 2009 já abandonaram a instituição, diz estudo
 
Estudar na Universidade de Brasília (UnB) é o grande sonho de quase todos os jovens brasilienses que saem do Ensino Médio. No entanto, nem todos que conseguem vencer a disputa do vestibular saem dos cursos com o diploma nas mãos. Levantamento da Diretoria de Acompanhamento e Integração Acadêmica da Universidade revela que 23% do total de alunos que se matricularam na instituição entre 2008 e 2009 desistiram das concorridas vagas. Dos 15.145 estudantes, 3.483 não concluíram as atividades. O número quase iguala ao de vagas oferecidas pela instituição em um semestre.
 
Na região Centro-Oeste, a UnB foi a universidade federal que mais perdeu alunos no ano de 2009: 2.656 nos dois semestres, enquanto a Federal de Mato Grosso (UFMT) perdeu 226, a do Mato Grosso do Sul (UFMS), 1.198 e a de Goiás (UFG), 1.164. 

Falta de preparo
 
A UnB não tem um estudo oficial que identifique os principais motivos para as desistências, mas os professores atribuem o elevado percentual de  evasões à falta de um preparo adequado do aluno durante os três anos de Ensino Médio, além da falta de identificação dos alunos com os cursos escolhidos.
 
"Os alunos chegam aqui e encontram uma realidade diferente da que tinham no Ensino Médio, com maiores exigências de aprendizagem. Isso tem sido motivo de reprovações e, consequentemente, desistências", argumenta a diretora de Acompanhamento e Integração Acadêmica, Nina Paula Ferreira.
"Além disso, os cursos são muito teóricos no começo. Isso desestimula o aluno que quer aprender na prática logo", acrescenta.

Orientação e bolsa para reduzir índice de evasão
 
Para evitar a evasão elevada, a UnB criou um serviço de orientação universitária, em que psicólogos e pedagogos atendem alunos que solicitam ajuda antes de desistirem dos cursos. Além disso, os estudantes também podem concorrer a bolsas de graduação que têm como objetivo dar suporte financeiro e pedagógico aos alunos que encontram dificuldades nas disciplinas dos cursos.
 
Uma das áreas mais prejudicadas pela grande evasão nas universidades é a das engenharias. No Brasil, o índice de desistências chega a 60% por ano, segundo pesquisa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC). Na UnB, contudo, a evasão nos cursos de engenharia é de 40%. Falta de suporte financeiro dificulta
 

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