Adicionar aos Favoritos

Adicionar CAESA aos Favoritos

terça-feira, 6 de abril de 2010

Lula inaugura obras inacabadas do PAC no Complexo do Alemão

DIANA BRITO - da Folha Online, no Rio (05/04/2010)


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugura na manhã desta terça-feira (6) as obras inacabadas do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) no conjunto de favelas do Alemão, na zona norte do Rio.



Segundo a analista de infraestrutura do Ministério das Cidades, Andréa Mansur, pouco menos da metade das obras de intervenção urbanística e social no complexo do Alemão --o correspondente a 48%-- ainda não foi concluída, a nove meses do término do prazo previsto no cronograma.


As obras do PAC no conjunto de favelas foram iniciadas em março de 2008. Em mais de dois anos de obras, o Ministério das Cidades informou que a principal entrave para a realização completa do serviço foi a desapropriação de casas, que exigiram a realocação de famílias do complexo do Alemão.


"Como esse processo já foi superado, o ministério prevê que as obras entrem num ritmo mais acelerado. De seis meses para cá o rendimento foi super satisfatório, por isso, acreditamos que as obras sejam concluídas até o final do ano, em dezembro", disse Andréa Mansur.


O presidente Lula vai inaugurar nesta terça uma creche para 120 crianças, um centro comercial com 47 lojas e uma Super UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) 24h --que vai juntar uma unidade de atendimento de emergência, uma clínica de saúde da família e um centro para atendimento psiquiátrico.


Ainda de acordo com a analista do Ministério das Cidades, os governos federal, estadual e municipal estão investindo R$ 827 milhões no PAC do complexo do Alemão. As obras incluem ainda recuperação de ruas e instalação de redes de saneamento e iluminação pública, além de equipamentos sociais.


Obras inacabadas
 
Responsável pelo gerenciamento das obras do PAC no Alemão, o presidente da Emop (Empresa de Obras Públicas do Estado), Ícaro Moreno, disse que falta entregar ainda mais de 500 unidades habitacionais, uma escola, um complexo esportivo e o teleférico, que ligará o alto da favela à estação de trem.


"As dificuldades nossas foram justamente as realocações por causa do teleférico. Já fizemos 95% das realocações e agora vamos continuar trabalhando. Em junho, temos novas inaugurações. E o teleférico será inaugurado em 30 de setembro", disse Moreno.

Nenhum comentário: