segunda-feira, 22 de março de 2010
Entrega da ampliação da ETA-Bolonha será dia 22
O Governo do Estado do Pará entregará hoje,segunda feira (22), a obra de ampliação do Complexo Bolonha. Cerca de um 1,2 milhões de pessoas serão beneficiadas pela melhoria, que garantirá água tratada de qualidade para a população.
A ampliação do Complexo Bolonha é considerada a maior obra de saneamento já feita na na região Norte. Foram investidos R$ 108 milhões, através de recursos do Governo Federal, através da Caixa Econômica e do programa estadual ‘Água Para Todos’. A obra garantirá o abastecimento da população pelos próximos 20 anos. Com as melhorias, a capacidade de bombeamento da captação de água bruta do Rio Guamá passa de 5.000 L/s para 9.000 L/s. Já a capacidade de tratamento da ETA Bolonha cresce de 3.200 L/s para 6.400 L/s.
O Complexo Bolonha inclui quatro obras: a captação do rio Guamá, a ETA Bolonha, a captação do Bolonha e a subestação elétrica do Bolonha, que associadas às outras ações do Governo, vão melhorar a distribuição de água para todos os bairros e diminuir o desperdício. Entre essas ações estão a instalação de hidrômetros e a substituição de redes e adutoras antigas em toda a cidade.
De acordo com o Plano Diretor de Águas, elaborado pelo GPHS (GRUPO DE PESQUISA HIDRÁULICA E SANEAMENTO) da Universidade do Pará, a obra traz a solução de produção para o abastecimento de água da Região Metropolitana de Belém (RMB).
Com a expansão do sistema de produção, a COSANPA irá eliminar o déficit entre oferta e demanda de abastecimento de água. Desta forma, há condições de promover melhorias no atendimento a outros municípios e bairros da RMB, como o assentamento da adutora de água tratada para o centro de Ananindeua, já iniciada e com conclusão prevista para o mês de outubro deste ano.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário