Adicionar aos Favoritos

Adicionar CAESA aos Favoritos

terça-feira, 10 de março de 2009

Programa Erasmus Mundus oferece bolsas remanescentes

Estudantes e professores brasileiros interessados em cursar pós-graduação na Europa têm até o dia 11 de março para se candidatarem a vagas de bolsas remanescentes oferecidas pelo Programa de Mobilidade Acadêmica Erasmus Mundus. A seleção é feita pelas redes de intercâmbio acadêmico integradas à Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais – Arni/UFPA.
Por sobrarem vagas de "Doutorado Sanduíche" na Europa, o Erasmus Mundus, por meio das redes de intercâmbio ISAC (coordenada pela Universidade de Coimbra) e Eubranex (coordenada pela Universidade de Munique), está fazendo uma última chamada, neste início de semestre, para candidatos a bolsas nas áreas de Engenharia e Tecnologia e Ciências Sociais.

“A UFPA é uma das poucas universidades federais incluídas nesse programa de intercâmbio com essas redes e isso é um avanço muito grande. O resultado disso é que a Universidade de Trento, na Itália, procura alunos da UFPA para a sua oferta de 'doutorado sanduíche' ”, enfatiza a professora Luzia Jucá, assistente de coordenação da Arni.
A Rede ISAC oferece cinco bolsas para os alunos e docentes das áreas de Engenharia e Tecnologia que desejam estudar em uma das sete universidades europeias cadastradas e uma bolsa para os candidatos brasileiros das áreas de Ciências Sociais, na Universidade de Trento, Itália. As inscrições estão abertas até 11 de março de 2009 e podem ser feitas nos respectivos sites das redes:

Engenharia (clique aqui) e Ciência Política, Sociologia, Economia, Psicologia, Relações Internacionais, Desenvolvimento (clique aqui).

No caso da Rede Eubranex, são oferecidas 15 bolsas de pós-graduação para mobilidade em diversas universidades da Europa e as inscrições vão até o dia 10 de março. Paralelamente, está sendo feita uma chamada de bolsas de acadêmicos europeus para o Brasil. As inscrições também estão sendo feitas on line, acessando o endereço: https://www.giscentrum.lu.se/ew/apply/applyLot16.aspx

Os interessados que não conseguiram se candidatar na primeira fase, em janeiro, podem apresentar nova candidatura nesta segunda fase. Inclusive os candidatos rejeitados por motivos administrativos (por exemplo, pela não submissão dos documentos exigidos em inglês) podem candidatar-se novamente.

As bolsas têm duração de seis meses e estão no valor de 1.500 Euros. O resultado da seleção acontece até o final deste mês e os candidatos selecionados terão até setembro para se mobilizarem.

Serviço:
Prédio do NAEA, sala ARNI-1º piso.Campus Profissional da UFPA.Tel.: (91) 3201-7868 .Falar com a professora Luzia Jucá.Site: http://ufpa.br/arni/

Texto: Jacklene Carréra - Assessoria de Comunicação Institucional UFPA